Projeto Leitura

PROPOSTA PEDAGÓGICAGALERIA DE FOTOSROTINAAVALIAÇÃOCOORDENAÇÃO

Projeto leitura

ESCOLA INFANTIL – O MUNDO EM UMA MALA

  1. JUSTIFICATIVA:
    Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
    Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children’s Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.Com um livro nas mãos de uma criança pode exercitar sua imaginação, atenção e sentidos. É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento. Ao explorar o livro como uma ferramenta de jogo a criança pode recriar a história, investigar as pistas a respeito do que se trata com auxílio das ilustrações e pistas escritas. Pode criar a história, mudar seu final.A escola é um local privilegiado para a exploração das diferentes vias de estimulação e desenvolvimento da criança, por isso, é o local aonde as diferentes experiências com intencionalidade pedagógica irão acontecer.

A vivência com o livro num momento de exploração e escolha sem a interferência direta do adulto, serve também como um inventivo para que a criança explore seus livros de forma autônoma também na escola. Desta forma, justifica-se este projeto.

  • OBJETIVO GERAL:
    Por meio deste projeto, objetiva-se oferecer às crianças da educação infantil, de Infantil I ao Infantil V, a possibilidade da manipulação e exploração diárias de diferentes tipos de literaturas. Objetiva-se que as crianças tenham a possibilidade de escolher livremente, dentre as literaturas pré-selecionadas, os livros que lhe despertam maior interesse. Pretende-se também estimular o exercício da leitura por meio de imagens e a leitura hipotética das palavras. Além disso, a professora irá trabalhar com os pequenos a expectativa da espera da mala contendo novos livros a cada semana.  O mundo em uma mala funcionará como um “canto” pedagógico móvel, como um atelier móvel de leitura que deverá ter seu potencial explorado por cada professora em seu planejamento.
  • III. ESTRUTURA/CRONOGRAMA:
    Dia Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    Turma Infantil I Infantil II Infantil III Infantil IV Infantil V

    Quinzenalmente contaremos com o auxílio de nossa bibliotecária para selecionar 25 literaturas variadas que serão colocadas em uma mala. A cada dia da semana, a mala visitará uma turma. O momento de exploração do conteúdo da mala poderá ser explorado durante a acolhida das crianças, após o término de uma atividade ou enquanto as crianças aguardam seus pais. O fundamental é que a professora tenha em seu planejamento um momento de roda de conversa para que as crianças socializem suas experiências com a mala de livros. Atividades de registros em folha, foto, utilizando diferentes materiais poderão ser realizadas como resultado da atividade semanal.

    1. RECURSOS:

    4.1. Recursos Humanos: corpo docente, discente, coordenação pedagógica, adultos cuidadores e Bibliotecária;

    4.2. Recursos Materiais: 01 mala de viagem decorada (doada pela Direção), livros do acervo da biblioteca da escola.

    1. AVALIAÇÃO:

                    A avaliação do Projeto acontecerá durante a aplicação do mesmo.

    Font: Educar para Crescer
    Acesso em 22.01.16.