MANUAL DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
COLÉGIO OFICINA/ 2020
Como parte do Regimento Escolar, este manual foi elaborado especialmente para pais, responsáveis e alunos do Colégio Oficina, com o objetivo de orientá-los sobre nossa organização e serviços, visando proporcionar um melhor entrosamento com a vida acadêmica e administrativa do Colégio.
Esperamos que encontrem neste manual as respostas a todas as dúvidas que possam surgir no decorrer do ano e, caso precisem, a Equipe do Colégio Oficina estará sempre à disposição para melhor orientá-los.
Aproveitamos para dar boas-vindas e agradecer a atenção e a confiança depositadas por vocês – pais, responsáveis e alunos – em nosso trabalho.
1. Missão, Visão, Princípios e Valores do Colégio Oficina………………………………………2
2. Calendário Escolar 2020 ………………………………………………………………………………..3
3. Normas relativas aos horários de entrada e saída dos alunos……………………………..5
4. Frequência escolar…………………………………………………………………………………………7
5. Direitos, Deveres, Proibições e Sansões aplicáveis ao aluno……………………………….7
6. Uniforme escolar………………………………………………………………………………………….10
7. Avaliação…………………………………………………………………………………………………….11
8. Saúde…………………………………………………………………………………………………………13
9. Departamentos do Colégio Oficina …………………………………………………………………13
10. Espaços on-line do Colégio Oficina……………………………………………………………….14
- MISSÃO, VISÃO, VALORES E PRINCÍPIOS DO COLÉGIO OFICINA
MISSÃO
Tem por finalidade garantir ao aluno acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o respeito aos seus direitos.
VISÃO
Ser reconhecido na Comunidade Joinvillense por ajudar na formação de uma geração que fará diferença em nossa sociedade por ter um caráter autêntico, permeado pelo amor, pelos princípios e pela excelência do conhecimento.
PRINCÍPIOS E VALORES:
MORDOMIA – Somos mordomos do que o Senhor nos deu, os pertences, o material da escola, bem como a sua estrutura, precisa de cuidados. Assim, adquirimos responsabilidades que devemos ter para conosco, com o grupo, amigos e com o ambiente em que estamos.
SEMEADURA E COLHEITA – Nossas atitudes são sementes plantadas em um terreno muito fértil, logo poderemos colher bons frutos ou maus frutos, irá depender da semente que plantarmos.
UNIÃO – É muito importante aprendermos a trabalhar em grupo, viver em unidade. Não deixe de exercitar o Amor, Compaixão, Bondade, Justiça, Verdade.
INDIVIDUALIDADE – Quando entendo a minha individualidade, fica mais fácil de entender a individualidade do próximo. Não deixe o orgulho afastar as pessoas; permita que atitudes falem mais que palavras. Respeito, cordialidade, amizade são coisas que podemos descobrir um com o outro.
CARÁTER – Tem o sentido de uma marca, gravada ou impressa, que reflete a personalidade de cada um. Deus nos fez diferentes e nos dá sabedoria, logo precisamos da ética cristã para lidar com conflitos da vida.
AUTOGOVERNO – Saber controlar suas emoções, diante do grupo, diante de alguma situação difícil e até mesmo diante da vitória e derrota, do sim e do não.
SOBERANIA – Deus, como o Supremo Soberano de todas as coisas, é a fonte e a força da soberania do homem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS de uma Educação por Princípio
- Proporcionar às crianças e adolescentes a formação de um caráter idôneo, gerando valores e desenvolvendo-lhes atitudes adequadas, através de um trabalho sistemático de ensino e convivência.
- Atender necessidades globais, com uma visão abrangente de sua dimensão física, psicológica, espiritual e social, capacitando-os a uma perfeita integração à família e comunidade através de uma vida produtiva e responsável.
- Promover o bem das crianças e adolescentes assistidos, juntamente com suas famílias, sem preconceito de raça, cor, sexo, condição social, credo político ou religioso ou quaisquer outras formas de discriminação.
- CALENDÁRIO ESCOLAR 2020
“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12.”
Janeiro
07/01 – Retorno do setor administrativo
20/01 – Início da Colônia de Férias para os alunos em tempo integral
20 a 31/01 – Entrevistas com as famílias da Educação Infantil
27 a 31/01 – Entrevistas com as novas famílias do Ensino Fundamental II
28/01 – Reunião de Pais Bercário I e II Educação Infantil
29/01 – Reunião de Pais Maternal I e II Educação Infantil
30/01 – Reunião de Pais 1º e 2º Período Educação Infantil
Fevereiro
05 a 07/02 – Entrevistas com as famílias do Ensino Fundamental I
05/02 – Início do Ano Letivo Educação Infantil
10/02 – Início do Ano Letivo Ensino Fundamental I
11/02 – Início do Ano Letivo Ensino Fundamental II e Ensino Médio
11/02 – Reunião de pais 1º Ano
12/02 – Reunião de pais 2º Ano
13/02 – Reunião de pais 3º Ano
17/02 – Reunião de pais 4º e 5º Ano
18/02 – Reunião de pais 6º Ano
19/02 – Reunião de pais 7º Ano
20/02 – Reunião de pais 8º Ano
24 e 25/02 – Emenda de Recesso e Feriado de Carnaval
26/02 – Reunião de pais 9º Ano
27/02 – Reunião de pais 1ª Série EM
Total de dias letivos: 16
Março
04/03 – Reunião de pais 2ªSérie EM
05/03 – Reunião de pais 3ªSérie EM
09/03 – Feriado Aniversário de Joinville
Total de dias letivos: 21
Abril
10/04 – Feriado Paixão de Cristo
17/04 – OMP 1ª fase
20 e 21/04 – Recesso Escolar e Feriado de Tiradentes
Total de dias letivos: 19
Maio
01/05 – Feriado Dia do Trabalho
10/05 – Dia das mães
Total de dias letivos: 20
Junho
05/06 – Festa da Colheita – Evento Interno Educação Infantil e Ensino Fundamental I
11 e 12/06 – Emenda de Feriado Corphus Cristi e Recesso Escolar
Total de dias letivos: 20
Julho
06 a 11/07 – Mostra Literária
15 a 17/07 – Olimpíada Esportiva e Cultural Ensino Fundamental II e Ensino Médio
17/07 – Gincana Esportiva e Cultural Ensino Fundamental I
20 a 31/07 – Recesso Escolar/Colônia de Férias para os alunos do período integral
Total de dias letivos: 13
Agosto
03/08 – Retorno às aulas
08/08 – Dia dos Pais
Total de dias letivos: 21
Setembro
04/09 – OMP 2ª fase
07/09 – Feriado da Independência do Brasil
Total de dias letivos: 21
Outubro
05 a 09/10 – Semana da Criança
12/10 – Feriado Nacional/ Dia da Criança
13/10 – Feriado antecipado Dia do Professor (15/10)
Total de dias letivos: 20
Novembro
02 – Feriado Dia de finados
15/11 – Feriado Proclamação da República
17/11 – Festival da Primavera
27/11 – Último dia de aula Fundamental II e Ensino Médio
30/11 – Recuperação Bimestral Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Total de dias letivos: 20
Dezembro
01 a 02/12 – Recuperação bimestral Ensino Fundamental II e Ensino Médio
04/12 – Entrega de boletim Ensino Fundamental II e Ensino Médio
04/12 – Último dia de aula Educação Infantil e Ensino Fundamental I
07 a 17/12 – Período de Revisão e Exame Final
08/12 – Entrega de Boletim Ensino Fundamental I
09/12 – Entrega de Avaliação do 1ºAno
07 a 18/12 – Colônia de Férias para alunos em tempo integral
18/12 – Resultado final Ensino fundamental
22/12 – Último dia de funcionamento da escola
Total de dias letivos: 14
Total de dias letivos: 205
1º Bimestre – 10/02 a 30/04
2º bimestre – 04/05 a 17/07
3º Bimestre – 03/08 a 02/10
4º Bimestre – 05/10 a 04/12
Algumas datas poderão sofrer alterações
3. NORMAS RELATIVAS AOS HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS
Horário das aulas:
As aulas regulares do Ensino Fundamental II ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 11h45min no período matutino e das 13h30min às 17h45min, totalizando 25 aulas semanais, conforme a organização de aulas dos horários a seguir.
Somente a turma do 9ºAno do período matutino totaliza 26 aulas semanais, sendo a última aula às 12h33min, na segunda-feira.
MATUTINO
AULA | INÍCIO | TÉRMINO |
1a | 7h30min | 8h18min |
2a | 8h18min | 9h06min |
3a | 9h06min | 9h54min |
INTERVALO | 9h54min | 10h09min |
4a | 10h09min | 10h57min |
5a | 10h57min | 11h45min |
6a | 11h45min | 12h33min |
VESPERTINO
AULA | INÍCIO | TÉRMINO |
1a | 13h30min | 14h18min |
2a | 14h18min | 15h06min |
3a | 15h06min | 15h54min |
INTERVALO | 15h54min | 16h09min |
4a | 16h09min | 16h57min |
5a | 16h57min | 17h45min |
6ª | 17h45min | 18h33min |
Horário de atendimento:
A escola fica aberta para atendimento aos pais e alunos de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h30min. A partir das 18h30min, a escola continua em atendimento aos alunos que realizam atividades extras-curriculares, conforme horário previsto para cada modalidade.
Entrada no colégio:
A entrada dos alunos é acompanhada pelo porteiro, que fica no portão da escola e pelas recepcionistas, que ficam na porta da entrada principal do prédio.
Atrasos:
Ao aluno que chegar atrasado na escola, terá a tolerância de 05 minutos. A partir desse horário, só assiste aula se a 2ª aula for da mesma disciplina, mas recebe falta na 1ª aula. Caso contrário, ele assiste somente a 2ª aula, porém, o professor dará continuidade a sua aula e não retornará ao conteúdo já ministrado.
Saída da escola:
A saída antecipada das aulas só ocorrerá quando houver autorização, verbal ou escrita, da família, encaminhada diretamente à Coordenação ou em casos excepcionais.
Com relação aos alunos do Ensino Fundamental II, o responsável pela matrícula deverá optar por permitir ou não a saída (ao final do horário de aula) do aluno sem a presença dos pais ou responsáveis. Para isso, deve assinar a autorização ou não autorização de saída.
4. FREQUÊNCIA ÀS AULAS
A Legislação Escolar e o Regimento Escolar do Colégio Oficina determinam a frequência mínima de 75% da carga horária em cada componente curricular.
Caso o aluno precise se ausentar das atividades escolares, a apresentação do atestado médico servirá apenas para a escola estar ciente do motivo das faltas. Entretanto, elas não são abonadas, conforme legislação em vigor.
5. DIREITOS, DEVERES, PROIBIÇÕES E SANSÕES APLICÁVEIS AO ALUNO
DIREITOS DO ALUNO:
I – Ser respeitado em sua condição de ser humano, usufruindo de igualdade e atendimento.
II- Participar das aulas e demais atividades promovidas pela escola, como também solicitar explicações aos professores e aos demais funcionários, sempre que julgar necessário.
III – Utilizar as instalações e os recursos materiais oferecidos pela escola.
IV -Tomar conhecimento da verificação do rendimento escolar e dos resultados obtidos em provas, trabalhos, médias e frequência.
V -Ter aulas ministradas por professores idôneos, habilitados, qualificados, competentes e assíduos;
VI – Ser tratado com dignidade, sem qualquer discriminação social ou racial;
VII -Ter ajuda em casos de acidentes;
VIII-Ter acesso aos livros da Biblioteca, desde que atenta aos horários marcados para leitura no local e às normas para retirada destes;
IX – Acesso a quadra e material de esporte, de acordo com os horários e tabelas que visam dar oportunidade para todas as turmas;
X -Usar as salas disponíveis, em horário extra-classe, desde que seja solicitado à Coordenação;
XI -Ter oportunidade para falar quando se sentir lesado de seus direitos;
XII -Pedir transferência, em qualquer época do ano letivo, desde que autorizado pelos pais, quando menor de idade, e quando não se sentir capaz de cumprir o Regimento Escolar.
XIII – O ALUNO ATLETA terá direito a faltas e recuperar trabalhos e provas, mediante a declaração da Federação Esportiva da sua Categoria.
DEVERES DO ALUNO:
I – Ocupar o lugar que lhe for destinado na sala de aula.
II – Participar das aulas e atividades escolares (Provas de Recuperação, Aulas de Reforço e Eventos) devidamente uniformizado. Compreender que, sendo o uniforme uma representação do Colégio, a atitude dos alunos fardados deverá ser condizente com o seu Regimento, em qualquer lugar onde se encontrem.
III – Manter-se atento e participativo durante as aulas, executando as atividades determinadas pelos professores com empenho e dedicação.
IV – Ser pontual: tolerância de 05 minutos. A partir desse horário, só assiste aula se a 2ª aula for da mesma disciplina, mas recebe falta na 1ª aula. Caso contrário, ele assiste somente a 2ª aula, porém, o professor dará continuidade a sua aula e não retornará ao conteúdo já ministrado.
V – Ser assíduo.
VI – Estudar, fazer as tarefas, portar todo o material escolar solicitado e guardar os livros de cada bimestre/semestre até o fim do ano letivo. O aluno deverá criar hábitos de estudo, fazendo as tarefas de casa e revendo os conteúdos trabalhados em sala diariamente.
VII – Ser honesto e disciplinado na apresentação das tarefas e dos trabalhos, na realização das avaliações e nas suas atitudes do dia a dia.
VIII – Respeitar os professores, funcionários e colegas, bem como as normas disciplinares, comportando-se adequadamente dentro e fora da escola. O respeito ao próximo deverá ser a base de todo relacionamento existente na escola.
IX – Zelar pela limpeza e conservação do patrimônio do estabelecimento. Os equipamentos de sala, como quadro, canetão, TV e vídeo ou DVD, retroprojetor, entre outros, são instrumentos de trabalho dos professores e só por tais deverão ser utilizados. Demais locais e equipamentos da escola que são utilizados pelos alunos deverão ter zelo e cuidado pelos mesmos.
X – Indenizar o prejuízo quando causar danos materiais à escola e a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários.
XI – Comparecer a solenidades, festas cívicas e outros eventos promovidos pela escola.
XII – Respeitar os símbolos nacionais.
XIII – Cuidar de seus pertences.
XIV – Participar do momento de oração em sala e no ginásio (uma vez por semana).
XV – Objetos de valor não deverão ser trazidos à escola, pois esta não se responsabilizará por seu extravio. Os objetos, quando encontrados ou entregues por terceiros sem identificação, ficarão à disposição dos donos no setor de achados e perdidos. Portanto sugerimos que os alunos não tragam celulares e aparelhos similares(qualquer aparelho eletrônico com ou sem acesso a internet). Aqueles que, ainda assim, quiserem trazê-los para utilizá-los fora da escola, deverão desligá-los ao entrar na Instituição. Se o aluno estiver com o celular ligado dentro da sala de aula, este será retirado e devolvido somente ao responsável pelo aluno.
Lei Nº 14.363, de 25 de Janeiro de 2008, dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular nas escolas.
XVI – Sempre que houver desentendimento entre alunos, procurar a coordenadora.
XVII – Aceitar as determinações apresentadas pela Direção ou Coordenação, conforme regimento escolar.
PROIBIÇÕES AO ALUNO:
I – Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias, batucadas, gritos, vocabulários impróprios, desenhos, bilhetes e outros.
II – Entrar ou sair da sala sem autorização do professor, permanecer na porta da sala nos intervalos de aulas, permanecer na sala de aula no horário do recreio.
III – Ocupar-se, durante as aulas, com atividades alheias a elas ou portar material estranho às atividades escolares. Ocorrendo esse fato, é solicitado ao aluno entregar para o professor ou funcionário da escola o material estranho (celular, brinquedos e outros), sempre que lhe for solicitado, o qual será entregue aos responsáveis.
IV – Comer, mascar chicletes ou chupar balas durante as aulas.
V – Usar de meios errados quando estiver realizando avaliações (comunicar-se com colegas, “colar” ou portar “cola”). Constatada a ocorrência, o aluno será punido a critério do professor.
VI – Usar boné, capuz ou gorro quando em sala de aula, que sejam contrários aos bons costumes ou excedam aos limites de segurança e da boa educação.
VII – Apelidar, xingar, discriminar ou expor à situações embaraçosas colegas, professores e funcionários.
VIII – Promover atividades extraclasse, jogos, campanhas ou comércio de qualquer natureza, não autorizados pela direção ou coordenação, dentro da escola.
IX – Andar de skate, patins ou similares na escola.
X – Namoro: é motivo de alegria vermos a mais perfeita integração, cordialidade, amizade e carinho entre os estudantes com idade pertinente. No entanto, não é permitido namorar nas dependências do Colégio.
XI – Amassar, rabiscar, adulterar ou deixar de entregar as correspondências encaminhadas aos pais (informativos, comunicados, bilhetes, convites, boletins e outros).
XII – Falsificar assinaturas de professores, pais e responsáveis.
XIII – Faltar às aulas sem justificativa da família.
XIV – Ausentar-se da instituição sem estar devidamente autorizado pela família ou pela escola.
XV – Fazer-se acompanhar, dentro da escola, de pessoas estranhas à comunidade escolar, sem prévia autorização.
XVI – Promover, incentivar ou participar de agressões ou brigas; ter atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, no interior, na frente ou nas imediações da escola ou quando estiver uniformizado.
XVII – Sentar nas carteiras dos alunos e mesa do professor, colocar pernas para cima das cadeiras e carteiras e pés na parede.
SANÇÕES APLICÁVEIS AO ALUNO
O descumprimento de qualquer dos deveres e a transgressão das proibições sujeitam o aluno, conforme a gravidade da falta, às seguintes penalidades:
- 1.Advertência oral;
- 2.Advertência por escrito;
- 3.Afastamento temporário de determinada aula;
- 4.Afastamento temporário da sala de aula;
- 5.Expulsão.
6. UNIFORME ESCOLAR
O uso do uniforme é obrigatório desde o primeiro dia de aula!
A adoção do uniforme obrigatório se estabelece com o objetivo de democratizar o ambiente escolar, conferindo-lhe um caráter acadêmico.
O uniforme escolar definido pelo Colégio Oficina é composto dos seguintes itens:
• Camiseta manga longa e curta ou regata branca;
• Camiseta manga curta cinza;
• Camiseta baby look feminina
• Camiseta dry fit.
• Calça e bermuda legging feminina;
• Calça bailarina feminina;
• Saia shorts feminina (Ensino Fundamental 1);
• Calça e bermuda microfibra masculina;
• Jaqueta moletom ou microfibra azul marinho;
• Moletom cinza, branco ou azul marinho;
Todos os itens seguem os modelos e padrões adotados pelo Colégio Oficina e podem ser adquiridos na empresa Set 7 e Oit8 Confecção, situado na Rua: Campo Salles, 376, Sala1. Fone: 3433-9983.
Quanto ao calçado, é obrigatório usar tênis. Não é permitido o uso de sandálias, chinelos, sapatilhas ou botas.
Somente será considerado item do uniforme aquele que se encontrar em bom estado de conservação, estiver sem modificações de suas características originais e for adquirido conforme o padrão estabelecido pelo Colégio Oficina, com os fornecedores credenciados.
O uniforme escolar deverá ser utilizado em todas as ações desenvolvidas dentro das dependências do Colégio Oficina, sejam elas programadas pela escola ou não, em qualquer período ou dia da semana. Essas atividades incluem: as aulas extras, de Educação Física, de língua estrangeira, provas e simulados, reforço escolar, etc.
O uniforme escolar também é obrigatório em passeios de estudo e eventos externos promovidos pelo colégio, salvo em situações em que a Coordenação Pedagógica defina outro tipo de vestimenta. Durante os dias mais frios, em que o aluno necessite estar mais agasalhado, devem ficar à vista somente os itens que compõem o uniforme escolar.
Calça ou bermuda jeans não fazem parte do uniforme para as turmas do Ensino Fundamental.
7. AVALIAÇÃO
O ano letivo é dividido em quatro bimestres.
Em cada bimestre serão desenvolvidas as atividades de ensino-aprendizagem e a respectiva avaliação.
Ao final de cada bimestre o aluno receberá, via boletim, uma média em cada disciplina oriunda, dos seguintes instrumentos de avaliação:
NOTAS DAS PROVAS
NOTA 1 e 2: Obtidas através da prova, conforme calendário de provas. O professor poderá mesclar entre questões discursivas, objetivas e somatórias. O aluno poderá obter nota de zero a 10.
NOTA 3 e 4 – NOTA LIVRE: assim se chama porque os instrumentos para se obter esta nota são de livre escolha do professor, desde que previamente informados à coordenação, via e-mail, com todas as informações necessárias e combinados com os alunos. Estes instrumentos podem ser, por exemplo, questionários, relatórios, participações, trabalhos de pesquisa, seminários, simulados, nota de caderno + tarefa etc.
.
Como será feita a média final do bimestre?
Prova 1 + Prova 2 + Nota 3 + Nota 4 = MB
4
FALTA EM DIA DE PROVA:
O aluno que, por motivo justificado, deixar de fazer uma prova escrita, poderá realizar uma nova prova, denominada Segunda Chamada.
São considerados motivos justificados: Casos de doença com apresentação de atestado médico, luto, impedimento por motivos religiosos e convocação para atividades cívicas ou esportivas, estas com declaração de convocação.
Para os alunos do 60 ao 9° ano do EF II e EM, as provas de Segunda Chamada serão aplicadas em datas pré-estabelecidas pela Coordenação e acontecerão no período oposto.
OBS.: Caso o aluno não apresente justificativa para a falta no dia da PROVA, poderá requerer a Prova de Segunda Chamada com a Coordenação, sendo que será cobrada a quantidade de 06 litros de leite por prova, que serão doados a uma instituição de caridade.
O aluno atleta terá direito a faltas e recuperar trabalhos e provas, mediante a declaração da Federação Esportiva da sua Categoria.
SIMULADOS SAEP
O Sistema de Ensino Poliedro realiza Provas de Simulados no decorrer do Ano Letivo. Para os alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, são aplicadas duas provas, uma a cada semestre. Para os alunos do 9º ano são aplicadas quatro provas, uma a cada bimestre. Os alunos que tiverem nota geral acima de 5,0, receberão 0,5 ponto na média do respectivo bimestre.
MÉDIA BIMESTRAL e RECUPERAÇÃO
O aluno que não atingir 70% de aproveitamento (nota 7,0) nas provas, poderá participar, do processo de recuperação, com aulas de revisões bimestrais.
A Nota da Recuperação Bimestral substituirá a notas das provas 1 e 2 realizadas no Bimestre, caso seja superior as mesmas.
A prova de recuperação acontecerá sempre no final de cada bimestre, após a revisão dos conteúdos, conterá os mesmos assuntos cobrados nas provas 1 e 2, com questões diferentes e terá o mesmo formato.
Obs. Não haverá recuperação de notas de trabalhos e provas de simulados.
DA APROVAÇÃO SEM EXAME
O aproveitamento anual mínimo exigido pelo Colégio por disciplina ou conteúdo específico é 28 (vinte e oito) pontos ou 7,0 (sete inteiros) de média para aprovação sem exames finais.
O cálculo do aproveitamento anual será feito por uma média anual obtida mediante aplicação da seguinte fórmula:
SOMATÓRIA DAS MÉDIAS BIMESTRAIS = ou > 7,0
EXAME FINAL
Os alunos que não atingirem 28 (vinte e oito) pontos ou 7,0 (sete inteiros) da média anual serão convocados para exame final, desde que tenham atingidos 12 (doze) pontos ou média anual igual ou superior a 3,0 (três).
Concluído o período de aulas de recuperação o aluno será submetido à prova de exame final na disciplina ou conteúdo específico.
Para aprovação após o exame final o aluno deverá obter uma média igual ou superior a 5,0 pontos.
APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO
Serão considerados aprovados quanto à frequência os alunos que tiverem frequentado 75% do total de horas do efetivo trabalho escolar.
Serão considerados aprovados quanto ao aproveitamento:
- Os alunos que alcançarem 70% de aproveitamento em todas as disciplinas ao longo do ano.
- Os alunos que, após o exame final tenham conseguido média igual ou superior a 5,0 pontos.
8. SAÚDE
O Colégio Oficina possui uma sala de atendimento disponível para prestar auxílio aos alunos em casos emergenciais (primeiros socorros).
De acordo com a Resolução da Anvisa RDC n. 344 (12/05/1998), assim como o Decreto do COREN 50.387, em seus arts. 2º e 15º, o Colégio Oficina não tem permissão para ministrar qualquer tipo de medicamento sem que haja uma prescrição médica.
A sala de atendimento irá gerenciar a medicação dos alunos de acordo com a prescrição médica. Os pais devem entregar o remédio obrigatoriamente acompanhado da receita médica, com todos os dados necessários, a dosagem e o horário para ministrar o medicamento.
Em caso de acidente, entraremos primeiramente em contato com a família, e na sequencia o aluno será atendido pelo Serviço de Atendimento Médico Ideal. Se for necessário, será encaminhado para o atendimento hospitalar, conforme dados preenchidos na ficha de saúde dele. Por esse motivo, é muito importante que os pais ou responsáveis mantenham essas informações sempre atualizadas na Secretaria do colégio.
9. DEPARTAMENTOS DO COLÉGIO OFICINA
O Colégio Oficina coloca à disposição do aluno e de seus responsáveis, os seguintes departamentos internos:
Direção Escolar:
A Direção Escolar do Colégio Oficina coordena todos os processos da instituição, é responsável pelo atendimento à comunidade escolar, representa a escola perante os órgãos públicos, atendendo às exigências legais e garantindo o cumprimento das diretrizes estabelecidas por esses órgãos. Além disso, é responsável pela documentação necessária à autorização e ao funcionamento da escola e assinatura da documentação relativa à vida escolar dos alunos.
Coordenação Pedagógica:
A Coordenação Pedagógica do Colégio Oficina é responsável pelo atendimento à comunidade escolar, busca harmonizar os seus anseios com relação às questões pedagógicas e disciplinares, além de promover a integração entre corpo discente e docente e proporcionar o desenvolvimento cognitivo e social de seus alunos. Setor responsável para tratar de assuntos relacionados à vida escolar do aluno.
Orientação Educacional:
A Orientação Educacional do Colégio Oficina é responsável por acompanhar o desempenho do aluno e auxiliá-lo na organização dos estudos, esclarecer as dúvidas sobre aspectos do cotidiano escolar, contribuir para sua adaptação ao ambiente escolar, garantir a ordem e o cumprimento das normas estabelecidas, dar suporte sobre assuntos pedagógicos.
Secretaria:
A Secretaria é o setor responsável pela organização e expedição de documentos relacionados à vida acadêmica do aluno e pelo recebimento de pagamentos de mensalidades, materiais vendidos na escola, eventos e passeios organizados pela escola.
Expedição e requerimentos de documentos escolares:
• Declaração de escolaridade;
• Declaração de quitação escolar;
• Declaração de transferência escolar;
• Histórico escolar.
Biblioteca:
O empréstimo de materiais bibliográficos destina-se a todos os alunos regularmente matriculados na escola. O aluno poderá emprestar livro toda semana, conforme horário de biblioteca destinado a sua turma. A duração do empréstimo é de 7 dias corridos, podendo-se renovar o empréstimo por mais 7 dias, quantas vezes for necessário, desde que ninguém tenha reservado este livro para empréstimo.
Devolução pendente: O aluno que estiver com um livro em atraso será multado em R$ 1,00 (um real) por dia de atraso.
Perda de livro: Caso o usuário declare a perda do livro, ele deverá pagar o valor da obra ou comprar o mesmo título para repor o acervo, e automaticamente seu débito com a biblioteca será quitado.
10. ESPAÇOS ON-LINE DO COLÉGIO OFICINA
Site do Colégio Oficina:
www.colgiooficinajoinville.com.br
Através do Site, são apresentadas as informações gerais sobre o Colégio Oficina, os eventos, os serviços e as notícias.
Portal Edros – Sistema Poliedro
Além das informações gerais sobre o Poliedro, os serviços e as notícias, o site também conta com o Portal Edros, específico para alunos e responsáveis pedagógicos. No Portal Edros, por meio da internet, é possível acessar a ferramenta P+, os materiais para estudo, as vídeoaulas, as listas de exercícios, as resoluções das questões dos livros, o gabarito das provas, os planos de estudo e muito mais.
O P+ é uma ferramenta educacional multiplataforma que utiliza conceitos de aprendizagem adaptativa para ajudar os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Tanto os alunos quanto os pais podem acessar o aplicativo por meio do computador conectado à internet ou baixá-lo em telefones celulares ou tablets.
Opções disponíveis no P+:
+ Agenda de aulas
+ Tarefas enviadas por professores
+ Diário + Gabaritos de simulados
+ Recados da Coordenação Pedagógica
+ Análise de desempenho
+ Resoluções dos exercícios
+ Plano de estudos
+ Mangahigh
+ Sugestão de estudos
+ Notas das avaliações
Unimestre
É um Sistema de Gestão Educacional responsável pela base de informações do aluno. O acesso é através do Site do Colégio Oficina e dará ao aluno informações sobre notas e frequência e aos responsáveis, informações sobre notas, frequência e financeiro. Solicitar senha e login na secretaria.