Skip to main content

Educação Infantil

"E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, misericordiosos e afáveis." (1 Pedro 3:8)

Educação com propósito

Nossa educação infantil é permeada pela fundamentação cristã do Colégio Oficina, uma educação por meio das lentes de Deus. Aqui os valores transcendem a cultura e o contexto social e estão firmemente enraizados nas verdades da palavra de Deus.

Sendo assim, desde muito pequeninas, as crianças estão expostas a aprendizagem cristã integrada às propostas pedagógica, aplicadas pelos projetos institucionais “Orem Sempre e Semeando Princípios”.

Brincar e interagir são ações da aprendizagem na educação infantil, e são nessas vivências que elas crescem como seres sociais, ampliando o desenvolvimento cognitivo.

Nossas propostas de aprendizagem contam com projetos que partem dos interesses investigativos da criança, dando espaço para que elas sejam autônomas na busca do conhecimento, e recebam dos professores a mediação que potencializa a aprendizagem em diferentes áreas.

O sistema de ensino Poliedro é ofertado desde a educação infantil, ampliando o conhecimento cognitivo através de suas propostas que são baseadas nos campos de experiência da BNCC (Resolução CNE/CP nº2). Esse sistema de ensino acompanhar a vida escolar até o ensino médio.

A partir do Maternal as crianças estarão imersas no programa bilíngue, com vivências na aprendizagem do segundo idioma ofertadas por profissional especialista no idioma inglês, por meio de projetos (2 e 3 anos) para que a aprendizagem se dê naturalmente, através das observações sociais, assim como adquirimos a língua materna. A partir dos 04 anos é incorporado a essas vivências o sistema de ensino Systemic com material didático.

Contamos com aulas especializadas de musicalização e educação física, aplicadas por profissionais especializados.

O Colégio Oficina tem aulas extras curriculares opcionais de balé, futsal e judô que atendem o interesse das crianças da educação infantil.

Nossa missão

Promover, a partir de uma escola confessional, educação acadêmica e social de excelência fundamentada em Princípios Bíblicos, contribuindo com a formação integral do aluno para atuar como agente transformação na sociedade.

Nossa visão

Ser reconhecido na comunidade Joinvilense por ajudar na formação de uma geração que fará diferença em nossa sociedade por ter um caráter autêntico, permeado pelo amor, pelos princípios e pela excelência do conhecimento.

Nosso cotidiano

Acolhimento:
Momento especial para interação das crianças e profissionais.

Roda de conversa:
Oportunidade de se expressar em grupo e explanação das vivências do dia.

Lanche:
À mesa desfrutamos de uma alimentação saudável e convivemos uns com os outros.

Parque:
Nosso momento mais que especial, lugar onde as crianças têm oportunidade de brincar, interagir e se relacionar. Aprendem sobre gestão de conflitos, tempo de espera e posicionamento social.

Espaço da horta e trilha:
Lugar de conexão com a natureza, investigação e preservação.

Programa bilíngue:
Aulas com profissionais especializados que relacionam assuntos do cotidiano à aprendizagem do idioma da língua inglesa.

Contação de história:
Momentos com a literatura infantil por meio de leitura coletiva ou individual.

Higiene:
Oportunizamos a aprendizagem para bons hábitos e cuidados com o corpo no dia a dia, possibilitando uma ação autônoma e responsável.

Brincadeiras:
É o momento em que a criança expressa suas ideias e sentimentos, mostrando ao educador e aos seus colegas como é o mundo, seu dia a dia.

Descanso:
Crianças com matrícula de ensino integral, até 04 anos, fazem o soninho após o almoço.

Orem Sempre:
Momento promovido pelo projeto Orem Sempre/Semeando Princípios. As turmas acompanham semanalmente um versículo bíblico e aprendem sobre patriotismo.

Educação Física:
Com propostas ajustadas para cada faixa etária, desenvolvem habilidades motoras. Aulas ministradas por professor especialista.

Musicalização:
Propostas para cada faixa etária conhecer instrumentos e aprender. Ministradas por um professor especialista.

Atividades Extracurriculares:
Famílias podem matricular seus filhos em atividades extracurriculares desenvolvidas por professores terceirizados: Balé, Futsal e Judô.

Biblioteca:
Visitas à biblioteca permitem contato com diferentes literaturas, manuseio de livros e colaboração no ambiente coletivo. Turmas a partir de 04 anos levam livros para apreciação em casa.

Alimentação:
Preparação dos alimentos é feita de acordo com um cardápio elaborado por nutricionista, prezando por alimentação saudável, equilibrada e variada.

Saída:
Com pertences organizados, o momento da saída é de interação com propostas da professora.

Aulas Extracurriculares:
Na educação infantil, responsáveis podem contratar balé, judô ou futsal.

Temas a serem abordados

Identificação da turma
Eu
Família
Escola
Bons Princípios
Higiene
Alimentação
Moradia
Seres Vivos (Animais e Plantas)
Estações do Ano
Esquema Corporal
5 Sentidos
Meio Ambiente
Profissões
Trânsito
Meios de Comunicação
Meios de Transportes
Pluraridade Cultural

Os temas são abordados de maneira integrada, por meio das atividades propostas cotidianamente.

Perfil dos Educadores da Educação Infantil

O perfil do educador infantil precisa estar fundamentado em três questões básicas:

Sensibilidade: Ser sensível às prováveis dificuldades de adaptação que a criança poderá apresentar e, estar apto para lidar com situações que exijam paciência, compreensão e técnica, permitirá que pais e crianças se sintam mais confortáveis e tranqüilos em relação ao processo de aprendizagem da criança.

Flexibilidade: Lidar com imprevistos requer flexibilidade e criatividade. É o momento de usar o conhecimento e a sociabilidade a favor da evolução do Colégio para o bem da criança e tranqüilidade dos pais.

Conhecimento: O professor deve estar sempre atualizado e aprendendo com os avanços tecnológicos. Desta forma será, sem dúvida, um forte competidor, porém, só conhecimento não basta, é preciso que o professor saiba ensinar, entreter e cativar as crianças a gostar do assunto.

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil é processual e dinâmica, por isso, é constante e diária.

A professora deve incluir em seu planejamento observações e registros constantes a cerca do desenvolvimento da criança. Para a elaboração do relatório entregue às famílias semestralmente, as professoras tem como referência as pautas de observação, que dizem respeito ao desenvolvimento específico em cada faixa etária. Enquanto o professor observa e registra, realiza também uma avaliação reflexiva a cerca de seu próprio trabalho e desenvolvimento. A avaliação possui um caráter mediador, no qual, segundo Hoffmann (1996), a “mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história da criança em seu processo de desenvolvimento” (p.31).

Dessa forma a avaliação é um instrumento de transformação, realizado de forma sensível e que busca sempre novos olhares.

Horário Integral

Atendemos alunos em ensino integral. No contraturno os alunos ampliam suas habilidades nas áreas de expressividade, convívio, motricidade e formação pessoal. As propostas são organizadas por uma professora regente, baseada em projetos que proporcionam vivências com experiências cientificas, ateliê artístico, atividades psicomotoras, linguagem verbal e motora. Contam com uma aula especializada de educação física e uma de musicalização na semana.

Faça sua Matrícula

Traga seu filho para o Colégio Oficina

× Fale via WhatsApp